Freud - o pai da psicologia? NÃO!





"Ah, mas Freud é o pai da psicologia!"

Talvez você tenha ouvido por aí em diversas oportunidades enquanto se falava de psicologia, que o pai da arte de estudar a mente humana é o alemão Sigmund Freud, correto?

NÃO!




Freud foi um psiquiatra fantástico em diversos aspectos, ainda mais para sua época onde sempre teve uma notoriedade muito grande; seja positiva ou negativamente (mas isso é assunto para outra hora). Mas o que mais chamou atenção na sua longa jornada como médico foram seus fundamentos psicanáliticos, ou seja; Freud na verdade é conhecido como o pai da Psicanálise, que é uma abordagem da psicologia que estuda o inconsciente e é totalmente contrário ao comportamental, que é uma das abordagens queridinhas dos psicólogos hoje em dia.

Mas isso não diminui a importância do alemão no mundo da psicologia. Ele contribuiu de diversas maneiras para trazer uma amplitude maior no âmbito psicoterápico. Por exemplo; diversas abordagens utilizadas hoje em dia em uma terapia, foram elaboradas por ele: A associação livre, a interpretação dos sonhos, e até mesmo a arte da hipnose que mesmo não sendo legalizada pelo conselho de psicologia no Brasil, é algo que fascina muitos entusiastas do meio e até pessoas curiosas em desvendar os mistérios do cérebro!

Quem sabe um dia não role uma matéria mais completa sobre ele? Garanto que assunto tem de sobra!

Ps: Para os freudnáticos, a Netflix está estudando produzir uma série com a biografia do alemão, ainda em 2019! Tomara que saia do papel!

Bom galera, por hoje é só, beijo do Megda pra vocês :*




0 comentários:

Postar um comentário

Megda Blog

Criado em 2010 com fins que eu nem sei explicar o porque, eu fiz o blog para postar sobre coisas que eu procuro na internet e também queria ganhar a atenção das pessoas para assuntos realmente interessantes. Quando criei eu tinha apenas 15 anos e o conteúdo era mais infanto-juvenil do que algo realmente sério. Hoje, com 24 anos estou reativando o MegdaBlog com o intuito de trazer assuntos sérios ou não, mas que sejam eles interessantes e prendam a atenção de quem está lendo. Hehe Bom, meu nome é Mateus Megda Marques, tenho 24 anos, sou baterista e estudante de psicologia. Moro no interior de São Paulo e sou gente boa, quem quiser me conhecer pode procurar Mateus Megda no face que só tem eu lá, haha É isso galera, e beijo do Megda pra vocês :*