Interpretação de sonhos existe sim!



É isso mesmo que você viu caro leitor, a interpretação de sonhos é mais real do que você imagina e hoje iremos falar um pouco mais disso.

Mas se de fato existe, então tem uma explicação científica para isso? Nesse caso, depende. Isso porque quem foi o pilar dessa teoria, ou então modo terapêutico de tratamento foi o alemão Sigmund Freud, pai da psicanálise, que ainda trabalhando com o médico Josef Breuer desenvolveu um método de introspecção onde, a análise feita em atendimento clínico sob um paciente, tinha seus diagnósticos obtidos através da manifestação da vida onírica do mesmo, revelada no momento da consulta com Freud.

Ainda falando se é científico ou não, quando Sigmund desenvolveu essa forma de abordagem, o alemão assim o fez apenas como uma forma de conseguir extrair informações de seus pacientes, através da manifestação do inconsciente durante o sonho, inconsciente esse que é um outro assunto que pode ser abordado, já que para Freud, o cérebro era dividido em partes inconscientes. Chegando então em um ponto que; podemos dizer que é uma teoria usada em abordagens psicoterapêuticas que adotaram a psicanálise como teoria, e não uma ciência absoluta.

O livro: A interpretação dos sonhos (1900) 





No ano de 1900, foi lançado o livro "A interpretação dos sonhos" pelo alemão. Nos primeiros momentos pós lançamento, o questionamento levantado sobre a veracidade das informações foram muitas, porque até então o método mais usado na época ainda era a hipnose, no caso de atendimentos de abordagem psicanalítica. Método esse que futuramente seria banido da psicologia. Entretanto, ainda falando da obra freudiana, o livro trouxe consigo; não apenas explicações sobre a teoria dos sonhos, mas também vários exemplos práticos ocorridos na vida do próprio alemão e de alguns outros amigos médicos ou psicólogos, que comprovam que muito do que ocorre na nossa vida no cotidiano, é mostrado também através da elaboração onírica no momento dos sonhos. Um exemplo em particular que achei muito interessante quando li, vou compartilhar aqui. Nele, Freud dizia que certa vez sonhou com um homem, não me lembro o nome, mas vamos chamar ele de Mr T. E no sonho, ele via perfeitamente o tal homem, com sua bengala e chapéu e talvez de gravata borboleta tentando se comunicar com ele. Ao acordar ele imediatamente contou o sonho para uma empregada da família, que estava com eles desde antes de Freud nascer, e ao contar para ela, a surpresa veio quando ela disse que na verdade Mr T. existia e era um homem que era amigo de seu pai e trabalhavam juntos quando Freud era um recém nascido. E que ele morrera quando Sigmund tinha apenas alguns meses de vida. Ou seja, não haveria como Freud lembrar de maneira consciente de uma pessoa que faleceu quando ele era ainda um recém nascido, tornando assim; o inconsciente responsável pela aparição da imagem de Mr T. no sonho.

Explicando um pouco melhor, quando Freud era apenas um bebê ele viu a imagem do homem, e mesmo que seu consciente não a tenha guardado, o seu inconsciente guardou e decidiu que; em determinado momento deveria trazer essa imagem ao consciente através da elaboração onírica dos sonhos.

Enfim, esse é um assunto que vale vários e vários posts explicando a teoria proposta por Sigmund Freud, mas que agora foi explicada de maneira curta e bem rápida para que todos entendam que; existe sim uma interpretação para tudo o que você sonha e uma explicação dentro da lógica. E que seus avós não estavam de todo errados quando falavam o significado dos seus sonhos né? 

Por hoje é isso pessoal, beijos do Megda :*

0 comentários:

Postar um comentário

Megda Blog

Criado em 2010 com fins que eu nem sei explicar o porque, eu fiz o blog para postar sobre coisas que eu procuro na internet e também queria ganhar a atenção das pessoas para assuntos realmente interessantes. Quando criei eu tinha apenas 15 anos e o conteúdo era mais infanto-juvenil do que algo realmente sério. Hoje, com 24 anos estou reativando o MegdaBlog com o intuito de trazer assuntos sérios ou não, mas que sejam eles interessantes e prendam a atenção de quem está lendo. Hehe Bom, meu nome é Mateus Megda Marques, tenho 24 anos, sou baterista e estudante de psicologia. Moro no interior de São Paulo e sou gente boa, quem quiser me conhecer pode procurar Mateus Megda no face que só tem eu lá, haha É isso galera, e beijo do Megda pra vocês :*