Você sabia? O efeito da música no cérebro


Você já esteve parado em algum lugar e de repente começou ouvir uma música? Já percebeu o que acontece de imediato? Parece que a energia presente no som que você ouve te contagia e você precisa começar a cantar junto, se mexer ou até mesmo batucar alguma coisa não é? Ainda mais se for um tipo de música que você gosta, é inevitável, não tem como!

  
Isso ocorre devido alguns estímulos sensoriais que nossos receptores auditivos ativam em nosso cérebro ao ouvir uma música que gostamos e seu efeito é muito parecido com o efeito causado ao termos a sensação de prazer por comida, drogas ou por dinheiro.

Essa sensação de prazer ocorre devido a liberação de dopamina, um neurotransmissor presente no cérebro responsável por todo tipo de prazer e que se encaixa perfeitamente na fenda sináptica do axônio e por isso essa sensação existe. E todo tipo de estímulo prazeroso é altamente viciante, pois uma vez que o seu cérebro recebe esse tipo de carga, automaticamente ele quer repetir a dose por várias e várias vezes. 

Quando você faz algo, dentro da sua cabeça, rapidamente se formam novas memórias através dos neurônios e se esse "algo" é uma coisa que você gosta muito de fazer, seu cérebro vai praticamente implorar pra que essa ação seja repetida por várias vezes e assim nascem os vícios. E todo mundo é viciado em ouvir uma boa música, não tem um que sobre pra contar história. "Ah, mas e se eu não fizer de novo esse algo que me dá prazer?" Aí que entra a questão da abstinência que todo mundo conhece, que não é nada além do seu cérebro praticamente implorando pra ter algo que você não pode ou não quer fazer mais.

 Por hoje é só pessoal, beijos do Megda :*

0 comentários:

Postar um comentário

Megda Blog

Criado em 2010 com fins que eu nem sei explicar o porque, eu fiz o blog para postar sobre coisas que eu procuro na internet e também queria ganhar a atenção das pessoas para assuntos realmente interessantes. Quando criei eu tinha apenas 15 anos e o conteúdo era mais infanto-juvenil do que algo realmente sério. Hoje, com 24 anos estou reativando o MegdaBlog com o intuito de trazer assuntos sérios ou não, mas que sejam eles interessantes e prendam a atenção de quem está lendo. Hehe Bom, meu nome é Mateus Megda Marques, tenho 24 anos, sou baterista e estudante de psicologia. Moro no interior de São Paulo e sou gente boa, quem quiser me conhecer pode procurar Mateus Megda no face que só tem eu lá, haha É isso galera, e beijo do Megda pra vocês :*